sábado, 10 de setembro de 2011

Sportv News e Tá Na Área

A SuperUber criou o primeiro cenário de mapeamento de projeção na televisão brasileira - e possivelmente no mundo. Feito para os especiais da Copa do Sportv, no recém-inaugurado studio da Globosat, o cenário oferece ao espectador um volume de luz e movimento. A partir de junho, as atrações ‘SporTV News’ e ‘Tá na Área’ são apresentadas com esse visual inovador.

Muito distante do formato plano, em 2D, o cenário novo exibe a evolução da projeção tradicional; é a técnica de mapeamento de projeção, onde as imagens são feitas especialmente para o volume, formado por várias faces. O software customizado criado pela SuperUber permite alinhar imagens sobre cada aresta da volumetria, que foi criada especialmente para a projeção. O projeto cria um diálogo único e original entre cenografia, animações, software, sincronização, projeção e iluminação.

Nesta grande tela podem ser projetadas várias imagens diferentes simultaneamente - desde um sinal de vídeo ao vivo (exibido em uma face do cenário) até uma imagem gigante, com dez metros de largura por quatro de altura (ocupando todo o cenário). Projetores de alta performance foram importados. Neste cenário virtual, os apresentadores se movimentam, exibem reportagens em vídeo, conversam com entrevistados e mostram gráficos, entre outros conteúdos preparados para os programas. Um jogador entrevistado em campo pode, por exemplo, aparecer de corpo inteiro ao lado do apresentador no estúdio, como se ambos estivessem no mesmo lugar. Os programas têm diferentes conteúdos dinâmicos projetados, escolhidos de acordo com cada tema do programa.

- O desenho do cenário busca o equilíbrio entre plasticidade e funcionalidade, para explorar ao máximo a técnica de mapeamento de projeção - explica Marcelo Pontes, diretor de cenografia da SuperUber.

- O conteúdo pode explorar ilusões de ótica, como uma bola quicando sobre o cenário, ou a transparência das formas construídas - conta Liana Brazil, diretora de arte da SuperUber.

Russ Rive, diretor de tecnologia da produtora, explica que este trabalho exigiu a convergência de várias especialidades:
- Trabalhamos pensando no todo. Desenvolvemos para a equipe de direção e edição um manual, com sugestões de como explorar o cenário ao máximo, a partir de possíveis posições de câmera, animações e iluminação.

O resultado, que entra no ar em breve, é um cenário totalmente inédito, com uma vasta gama de possibilidades. Tão inovadoras que não há exagero em afirmar que a tecnologia poderá, futuramente, estabelecer novas formas de fazer televisão.

Fonte: http://www.superuber.com













Nenhum comentário:

Postar um comentário